quinta-feira, 2 de outubro de 2014

UM PIANO PARA CADA OUVIDO

Desde a invenção desse instrumento os mais renomados fabricantes tem lutado para ocupar permanentemente o podium.
Críticos esmeram-se na análise de detalhes para eleger os melhores, ou o melhor , caso das marcas citadas no post anterior.
Cheguei à conclusão de que instrumentos construídos com materiais de boa qualidade e com esmerados mecanismos não podem ser classificados como “ melhores ou piores”.Em outras palavras , um instrumento que dura , pelo menos 50 anos é uma questão de gosto pessoal !
Há pouco tempo atrás experimentei um Steinway Hamburg(que estava à venda, não que eu fosse comprar,rsrsr) e , a não ser o fato de ter um excelente som e uma boa afinação  não me disse nada .Piano pesado , teclas duras , pedais baixos...mas o atendente me disse que “ o técnico poderia ajustar o instrumento conforme meu gosto”.Naturalmente , isso pode ser feito em qualquer piano , desde a afinação até detalhes como velocidade de repetição e demais “ temperos” que fogem à noção usual de afinação .
Escolhi falar, inicialmente, sobre esses dois pianos, não porque tenha algum tipo de conhecimento extraordinário, mas porque  fizeram parte de minha experiência pessoal .
Aprendi as primeiras notas , os primeiros acordes, as primeiras harmonias num Bechstein .Um herói , com teclas de marfim amarelecidas pelo uso e pelo tempo, sempre pronto a receber mãos inábeis – e  que me traz amargas recordações .
Ele foi responsável pelo meu gosto pela música e pela minha desistência em aprende-la .Eu explico :
Nasci estranho , com o que chamam de ouvido absoluto( vim a saber muito tempo depois ).Sem entender porque , a música tinha um significado muito especial para mim e, freqüentemente, eu achava que as músicas que me eram dadas a estudar ficavam melhor, soavam melhor com certas modificações.Esse era o meu calvário !
Na hora de apresentar a música à minha professora eu a tocava como entendia que devia ser,  e ela , nos seus freqüentes acessos de fúria pegava-me pelo pescoço e lançava minha cabeça contra a tampa do piano .Criança que era, aturei aquilo até ir para um seminário salesiano , onde o professor de música , padre João , carinhosamente conhecido como “João Dedão”(porque seus dedos eram tão grossos que sempre tocava duas teclas ao mesmo tempo e cuja paciência e método não diferiam muito de sua predecessora.
Bem , o assunto era o piano não minhas desventuras ! Os pianos C.Bechstein eram considerados os melhores do mundo até antes da segunda guerra mundial quando teve sua fábrica destruída por bombardeios.Mas, os herdeiros conseguiram reconstruí-la e agora, tinham um concorrente de peso , o Steinway .Muito antes de tudo isso grandes compositores e virtuoses o tiveram como marca preferida. Liszt e Debussy são dois que devem ser mencionados .Debussy chegou a dizer que todas as músicas deviam ser compostas para serem executadas num Bechstein.Mas , se quisermos falar em “ pureza de qualidade” não podemos comparar produtos que foram produzidos após a segunda guerra mundial.Após esse período e contornando várias dificuldades financeiras com ajuda governamental a Bechstein acabou por fazer parceria com outros produtores , absorveu outras marcas e acabou nas mãos da Baldwin americana.Já em tempos atuais foi recomprada pelo capital alemão e seguiu , assim como todas as indústrias que sobreviveram às diversas crises, o destino da globalização .Assim , se você pensa em  tocar um Bechstein hoje ,você poderá estar tocando um Zimmerman ou um Samick coreano .Avaliações são penosas para os puristas porque muitos fatores tem que ser levados em conta, como data de fabricação , série e número bem como o local.Um outro fator que fêz com que a C,Bechstein perdesse muito da simpatia dispensada pelos seus admiradores foi o fato que os herdeiros de Carl Bechstein nutriam grande atração por Hitler e as idéias nazistas.Bem , vou parar por aqui porque a história da Bechstein esta toda na internet, Ao invés disso, convido o leitor a escutar o som de um Bechstein pelas mãos de Robert Estrin, com quem conversei algumas vêzes.


Da mesma forma que os Bechstein os  Pleyel foram exportados para o mundo todo.Embora considerada uma marca de excelência nunca chegou a ameaçar as outras grandes que sempre estiveram em evidência.Curiosamente , muito das idéias e tecnologia de construção do piano foram aprendidas por muitos artesãos na França e na Inglaterra e levadas para outros países com esforços de aperfeiçoamento .Esse foi o caso de Carl Bechstein .
Ignace Pleyel era músico e compositor tendo sido aluno de Haydn.
Em 1807 Pleyel associa-se com Karl Lemme , um fabricante de instrumentos que havia vindo da Alemanha e pouco depois nascia o primeiro Pleyel.Ignace abandona suas outras atividades e junto de seu filho Camile e de sua nora Marie Denise Pleyel dedica-se exclusivamente à fábrica.
No século XIX as salas de audiência eram moda e, seguindo essa tendência , em 1832 é inaugurada a SALLE PLEYEL com o primeiro concerto dado por ninguém menos do que Frederic Chopin.Bem , vou deixar a história para quem se interesse porque, também está disponível na internet.
Infelizmente, a Pleyel não teve a mesma sorte que a Bechstein.As diversas crises e a falta de apoio governamental fizeram com que a fábrica encerrasse definitivamente as atividades em 2013.
Aqui , novamente, abordo a “ pureza de qualidade” .Creio que podemos falar de um Pleyel , como tal até 1960.A partir daí , vendida em leilão promovido pelo Banco Credit Lyonnais, a Pleyel perdeu muito de sua identidade e qualidade. Associações com a Erard-Gaveau,a aquisição completa pela Schimmel na década de 1970. a nova recompra da fábrica pelos atuais proprietários da Salle Pleyel despersonalizaram uma obra de arte com 200 anos de história .
Eu já comentei duas ou três vêzes por aqui o meu fascínio(que permanece) ao ter o privilégio de experimentar um Pleyel Grand Concerto na loja de um amigo meu .Cheguei a comentar com diversas pessoas(porque meu entusiasmo era grande) e cheguei , mesmo , a questionar Valentina Lisitsa(via Facebook) o porque de não se ver um Pleyel nos concertos de diversos artistas .Ela que possui e só toca( na maioria das vêzes) em Bösendorfers – e que disse possuir um Yamaha no seu apartamento em Paris onde coloca as compras do supermercado quando chega em casa(!)( os japoneses não devem ter gostado da referência visto que são acionistas da Bösendorfer, rsrsrsrs) respondeu-me que jamais tinha visto algum Pleyel , a não ser encostados em algum canto nos porões das salas de audiência .
Estou contando isso porque ao receber aviso de sua apresentação na Salle Pleyel, tive confirmado meu fascínio , uma vez que Valentina , ao experimentar diversos pianos para sua apresentação foi tomada , também , por essa admiração .
Traduzindo suas impressões :
“ Ontem eu fui até a Pianos Reggie para escolher o piano do meu próximo recital na Salle Gaveau , em Paris .A Reggie Pianos tem uma incrível coleção de “ Grand Concertos”( mas nenhum Imperial(Bösendorfer).
Experimentei algo como 5 Steinways , um melhor que o outro , até que .....eu vi esse , recatadamente separado dos outros .Eu perguntei o porque disso e eles me disseram que era o único piano do qual eles tinham orgulho e que nenhum concertista atrevia-se a aluga-lo . Eu tentei ....e meu coração se derreteu.O som gravado que vocês escutam não faz jus ao seu som.Venham ao concerto e escutem ! ......”
Aqui está :



Essas são algumas impressões de um leigo , sem ter medo de ser feliz !


Nenhum comentário:

Postar um comentário