sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ALQUIMISTAS PÓS MODERNOS

Lembro-me de ter abordado esse assunto diversas vêzes,a última,no link acima.Assunto intrigante ,algumas vêzes poético,outras, asustador:A busca da eternidade !”Who wants to live forever?/”Quem quer viver para sempre ?O que faremos com a eternidade? O que faremos com o Infinito ?Lembro-me da música tema do filme Highlander
http://youtu.be/_TsOPjZEF6E

Em 2:38 Fred Mercury canta “toque minhas lágrimas com seus lábios/toque meu mundo com a ponta dos seus dedos/e nós poderemos ter para sempre/amar para sempre/Para sempre( a eternidade é o nosso hoje)…..Um ritual poético para se obter a eternidade de quem já é eterno .
Lembro-me de Dr Jekill , algo mais sombrio e mais sóbrio ainda, talvez tenebroso, é a eternidade dos vampiros que a comunicam e a mantem por meio de sangue e mordidas ….vítimas infectadas pela eternidade !
Paralelamente a essa visão artística a ficção vai tomando forma de realidade.Ciência e Tecnologia se unem tornando ficção e especulação metas factíveis .
Não podemos deter o envelhecimento de nossos corpos , mas poderemos transferir nossas vidas para um outro recipiente !Como ? Através do mapeamento cerebral .
Resta saber o que entendemos por “ Vida “ .As neurociências já aceitam , com boa margem de certeza, que aspectos da nossa personalidade, memória ,conhecimento, experiências , nossa consciência , enfim , estão diretamente ligadas às conexões que nosso cérebro estabelece pelas sinapses.Assim , numa comparação com algo real , seria traçarmos um “ Google Street View Cerebral”.Textos especializados relatam que o mapeamento cerebral com nível inédito de detalhes pode permitir a capacidade de transformar  as sinapses em dados .Assim , fazendo um “ upload” do conteúdo do nosso cérebro poderíamos transmitir esses dados para outros corpos , não necessariamente biológicos.Agora lembrei-me novamente do filme “ The Bicentennial Man”.
Então “ Vida” é tornar nossa mente imortal ?
Quem , como eu , que já teve contato íntimo  com o Mal de Alzheimer sabe que essa pode ser uma verdade assustadora.
Em 2009 foi lançado nos Estados Unidos o “ Humam Connectome Project” um estágio mais avançado do Projeto Genoma, que tem por meta entender como os 100 bilhões de neurônios fazem as 100 trilhões de conexões possíveis entre eles , em quais momentos, de que forma e com que objetivos .Esses dados estarão disponíveis “ on-line” para cientistas do mundo todo.
No momento , além do Human Connectome , do Projeto Genoma e do Brain , existem no mundo 10.000 laboratórios desenvolvendo pesquisas relacionadas.A previsão é que teremos tal mapeamento pronto em 15 anos .Daí para frente outras pesquisas tentarão desvendar como as conexões são feitas.A previsão é que alcançaremos a imortalidade ( sob esse aspecto) em 2045 .
Juntando conceitos que provavelmente guiarão o futuro, a próxima geração de computadores será representada pelos chamados “ computadores quânticos”.Além de outra qualidade que não abordaremos aqui , a principal vantagem do computador quântico é a velocidade . Nosso cérebro é capaz de trocar sinais a uma velocidade 150 m/s( metros por segundo).Para quem não esta acostumado com essas unidades, isso equivale a uma velocidade de 540 km/h .Comparado com um computador , nosso cérebro é uma tartaruga.
Então, imagine essa troca de sinais feita à velocidade da luz , ou seja , 300.000 km/s .
Uma outra particularidade da transferência de nosso cérebro para outro “ recipiente” diz respeito  às emoções .Ao invés de tentar descrever uma emoção , ou como se sente em relação a algo voce poderá projetar seu estado mental em outra pessoa .Nesse aspecto o papel da arte como transmissora de emoções teria de ser redefinido.
Enfim , enquanto na antiguidade os Alquimistas lidavam com o elixir da juventude e a pedra filosofal nossos alquimistas pós modernos sublimaram esse elixir na informática e na nanotecnologia.Os famigerados chips formarão um novo universo redefinindo conceitos de espaço,tempo,emoções e memória , confinando-os todos num frio banco de dados onde um passo ou um abraço ou mesmo o “ beijar das lágrimas” cantado por Fred Mercury podem  ser transmitidos por um simples raio laser !
Who wants to live forever ?
Lembrando Einstein, “ O dia em que a tecnologia ultrapassar a interatividade humana o mundo terá uma geração de idiotas !”(E isso já começa a acontecer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário