Eu vou emprestar esse termo usado no design para
falar de outra coisa.
O Retrofuturismo é uma rua de mão dupla, porque tanto é usado para
demonstrar uma visão do futuro que nasceu no passado ,como se utiliza de
elementos do passado numa linguagem atual.Em toda essa visão a Tecnologia é
sempre a fonte de idéias que alimenta a criação.
Nisso tudo o que me
fascina é que hoje vivemos nossa realidade que em grande parte foi imaginada e
postulada por pessoas que nada tinham a ver com ciência ou tecnologia ,e ainda
assim acertaram muito mais do que os futurólogos , as cartomantes , os
adivinhos e , mesmo os pesquisadores mais ortodoxos.Lavoisier que viveu entre
1743 e 1794 postulou a famosa frase “Na natureza nada se cria nada se perde ,
tudo se transforma”.Antes dele , Leibnitz já tinha a proposta matemática para a
conservação da energia.Pensamento é energia ?Sim , pensamento é energia.Assim
,nós temos um e vivemos num Universo maravilhoso onde tudo o que imaginamos é
possível .Se conseguimos ou não tornar uma idéia em realidade , já é outro
problema.Einstein propôs a sua Teoria da Relatividade sem sair de sua
sala.Previu a curvatura de um raio de luz ao passar próximo de um objeto de
grande massa ( como um planeta) e, ele estava certo !Sem sair de sua
cadeira.Viajou pelo Universo,postou-se mesmo num raio de luz e de sua abstração
retirou grande parte dos mistérios do Universo.Nessa linha de retrofuturismo
existem os artistas , existem os loucos e existem os que fazem a diferença.Vou
colocar três pessoas nessa última categoria e abrir a cortina da nossa
realidade:
Julio Verne , o escritor
, fazendo sua viagem à Lua,munido apenas de sua caneta.
Lavoisier garantindo que nada se perde , tudo se transforma .
Werner von Braun , que talvez, nunca tenha lido Julio Verne, e nos levou à
Lua .A maestria com que Julio Verne descreve a viagem a lua num projétil
cilíndrico de três estágios e com três pessoas possui semelhanças assustadoras
com o projeto de von Braun.
Por exemplo a Saturno V tinha três estágios e o projétil de Julio Verne
,também.O projétil de Verne partiu de Tampa , na Flórida , que fica a 30 km de
distancia do local de lançamento da Apollo 11 e , finalmente , a semelhança de
nomes dos astronautas.
Não é minha intenção achar explicações esotéricas para esses fatos , mas
mostrar idéias que continuam a ser desenvolvidas com seriedade e que nasceram
em algum ponto em algum lugar do passado.E, por outro lado,
mostrar projetos que
realmente mereceram o título de retrofuturismo por terem sido abandonados por
se mostrarem inviáveis e fora da nossa realidade.
O potencial imaginativo de Julio Verne permitiu , no seu ultimo livro ,
achado por acaso por seu bisneto na década de 1980 e editado em 1989,”A Paris
do Século XX”,visualizar uma cidade que dispunha de um sistema de tubos
pneumáticos que forneciam o meio de propulsão para os trens que cortavam a
cidade em estruturas suspensas.Indo mais longe , imaginou túneis sub oceânicos
por onde circulariam trens de altíssima velocidade capazes de viagens
intercontinentais em pouco tempo.Hoje , o Eurotúnel é uma realidade , uma
realidade mais modesta do que ele imaginou ,mas,para muitos , o inimaginável :
túneis de baixo do mar !
Por volta de 1870 o
sistema pneumático já era conhecido e usado para deslocar pequenos
objetos.Julio Verne escreveu sua história em 1865.
Em 1870 inicia-se em Nova Iork um projeto sigiloso que pretendia a
construção de tubos pneumáticos no subsolo.A idéia era de Alfred Ely Beach e
ele conseguiu a autorização para uma experiência em um quarteirão da Broadway.
Os estúdios de Hanna Barbera podiam ter dito a Julio Verne : “ Nós
acreditamos em você !Sem você Os Jetsons não existiriam”.
Walt Disney poderia ter dito a Eugen Langen , o engenheiro do Monorail:”Eu acreditei em você! “Visite a Tomorrow Land , a Terra do Amanhã na minha Disneylândia . No post passado comentei sobre o projeto de Alfred Ely Beach.Em 1869,diante da certeza em seu projeto ele constituiu a Beach Pneumatic Transit Company e construiu na Brodway um túnel subterrâneo de 95 metros de extensão com 2,7 metros de diâmetro utilizando carros que podiam transportar 12 passageiros através de um sistema de ar comprimido.
Walt Disney poderia ter dito a Eugen Langen , o engenheiro do Monorail:”Eu acreditei em você! “Visite a Tomorrow Land , a Terra do Amanhã na minha Disneylândia . No post passado comentei sobre o projeto de Alfred Ely Beach.Em 1869,diante da certeza em seu projeto ele constituiu a Beach Pneumatic Transit Company e construiu na Brodway um túnel subterrâneo de 95 metros de extensão com 2,7 metros de diâmetro utilizando carros que podiam transportar 12 passageiros através de um sistema de ar comprimido.
Essa linha chegou a funcionar por meses enquanto Beach demonstrava a
viabilidade e tentava levantar financiamento para tão vultuoso
empreendimento.Porém , um político muito influente em Nova York chamado Boss
Tweed impediu o seu prosseguimento porque tinha outros planos.Tweed imaginava
explorar o transporte de superfície em linhas de trilhos suspensos.Alfred Beech
acabou falindo.
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