quinta-feira, 4 de setembro de 2014

RETROFUTURISMO- IMAGINAÇÃO E REALIDADE

Eu vou emprestar esse termo usado no design para falar de outra coisa.
O Retrofuturismo é uma rua de mão dupla, porque tanto é usado para demonstrar uma visão do futuro que nasceu no passado ,como se utiliza de elementos do passado numa linguagem atual.Em toda essa visão a Tecnologia é sempre a fonte de idéias que alimenta a criação.


Nisso tudo o que me fascina é que hoje vivemos nossa realidade que em grande parte foi imaginada e postulada por pessoas que nada tinham a ver com ciência ou tecnologia ,e ainda assim acertaram muito mais do que os futurólogos , as cartomantes , os adivinhos e , mesmo os pesquisadores mais ortodoxos.Lavoisier que viveu entre 1743 e 1794 postulou a famosa frase “Na natureza nada se cria nada se perde , tudo se transforma”.Antes dele , Leibnitz já tinha a proposta matemática para a conservação da energia.Pensamento é energia ?Sim , pensamento é energia.Assim ,nós temos um e vivemos num Universo maravilhoso onde tudo o que imaginamos é possível .Se conseguimos ou não tornar uma idéia em realidade , já é outro problema.Einstein propôs a sua Teoria da Relatividade sem sair de sua sala.Previu a curvatura de um raio de luz ao passar próximo de um objeto de grande massa ( como um planeta) e, ele estava certo !Sem sair de sua cadeira.Viajou pelo Universo,postou-se mesmo num raio de luz e de sua abstração retirou grande parte dos mistérios do Universo.Nessa linha de retrofuturismo existem os artistas , existem os loucos e existem os que fazem a diferença.Vou colocar três pessoas nessa última categoria e abrir a cortina da nossa realidade: 
Julio Verne , o escritor , fazendo sua viagem à Lua,munido apenas de sua caneta. 
Lavoisier garantindo que nada se perde , tudo se transforma . 
Werner von Braun , que talvez, nunca tenha lido Julio Verne, e nos levou à Lua .A maestria com que Julio Verne descreve a viagem a lua num projétil cilíndrico de três estágios e com três pessoas possui semelhanças assustadoras com o projeto de von Braun. 
Por exemplo a Saturno V tinha três estágios e o projétil de Julio Verne ,também.O projétil de Verne partiu de Tampa , na Flórida , que fica a 30 km de distancia do local de lançamento da Apollo 11 e , finalmente , a semelhança de nomes dos astronautas. 
Não é minha intenção achar explicações esotéricas para esses fatos , mas mostrar idéias que continuam a ser desenvolvidas com seriedade e que nasceram em algum ponto em algum lugar do passado.E, por outro lado, 
mostrar projetos que realmente mereceram o título de retrofuturismo por terem sido abandonados por se mostrarem inviáveis e fora da nossa realidade. 
O potencial imaginativo de Julio Verne permitiu , no seu ultimo livro , achado por acaso por seu bisneto na década de 1980 e editado em 1989,”A Paris do Século XX”,visualizar uma cidade que dispunha de um sistema de tubos pneumáticos que forneciam o meio de propulsão para os trens que cortavam a cidade em estruturas suspensas.Indo mais longe , imaginou túneis sub oceânicos por onde circulariam trens de altíssima velocidade capazes de viagens intercontinentais em pouco tempo.Hoje , o Eurotúnel é uma realidade , uma realidade mais modesta do que ele imaginou ,mas,para muitos , o inimaginável : túneis de baixo do mar ! 
Por volta de 1870 o sistema pneumático já era conhecido e usado para deslocar pequenos objetos.Julio Verne escreveu sua história em 1865. 
Em 1870 inicia-se em Nova Iork um projeto sigiloso que pretendia a construção de tubos pneumáticos no subsolo.A idéia era de Alfred Ely Beach e ele conseguiu a autorização para uma experiência em um quarteirão da Broadway.
Os estúdios de Hanna Barbera podiam ter dito a Julio Verne : “ Nós acreditamos em você !Sem você Os Jetsons não existiriam”. 
Walt Disney poderia ter dito a Eugen Langen , o engenheiro do Monorail:”Eu acreditei em você! “Visite a Tomorrow Land , a Terra do Amanhã na minha Disneylândia . 
No post passado comentei sobre o projeto de Alfred Ely Beach.Em 1869,diante da certeza em seu projeto ele constituiu a Beach Pneumatic Transit Company e construiu na Brodway um túnel subterrâneo de 95 metros de extensão com 2,7 metros de diâmetro utilizando carros que podiam transportar 12 passageiros através de um sistema de ar comprimido. 

Essa linha chegou a funcionar por meses enquanto Beach demonstrava a viabilidade e tentava levantar financiamento para tão vultuoso empreendimento.Porém , um político muito influente em Nova York chamado Boss Tweed impediu o seu prosseguimento porque tinha outros planos.Tweed imaginava explorar o transporte de superfície em linhas de trilhos suspensos.Alfred Beech acabou falindo. 

Em 1960 a Lockheed juntamente com o Massachusetts Technology Institute retomou o projeto , mas agora com nova tecnologia e conduziu novos estudos de viabilidade para o que se convencionou chamar VACTRAIN.O Vactrain é um sistema movido pela pressão atmosférica ambiente e um pêndulo gravitacional assistido .O sistema seria implantado ligando as cidades da costa leste dos Estados Unidos.O cálculo feito demonstrou que a velocidade entre as cidades de Philadelphia e Nova York teria média de 620 km/h. 
Mais uma vez os planos foram abandonados em face dos elevadíssimos custos.Inconformado o engenheiro da Lockheed L.K. Edwards fundou a Tube Transit Incorporated e propôs construir na Califórnia a “ Bay Área Gravity Vacuum Transit paralelamente a então , em construção BART SYSTEM – BAY AREA RAPID TRANSIT- o que jamais foi feito. 
Um projeto é um futuro que se imagina.A maior parte das vezes não é uma inspiração individual mas nasce de uma preocupação coletiva que acaba coincidiindo com a expressão de um indivíduo .Nossos sonhos alimentam-se de nossas necessidades e impulsos e é um fator humano de criação.Nessas idéias e projetos existe um potencial muito grande e viabilidade comprovada,mas que não fazem parte de um futuro imediato ou concebível quando olhado do ponto de vista de interesses e burocracia.Assim , o fracasso dos trens pneumáticos os colocou numa galeria onde figuram os carros aéreos e os dirigíveis . ironicamente chamada, retrofuturismo. 
Dos estúdios de Hanna Barbera na década de 60 na , série OS JETSONS,aparecia a utilização de tubos pneumáticos que funcionavam como elevadores ou , deslocavam as pessoas a outros destinos . 
Mas os Jetsons também ficaram no tempo como um exemplo do que se pensava ser o futuro . 
É a perfeita imagem do Retrofuturismo , uma imagem congelada no passado retratando um futuro que nunca aconteceu .




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