Eu era bem novo quando tomei conhecimento da palavra Kamikaze, através do meu pai .Ele nunca explicou o significado e jamais falou da guerra; mas ao assumir o volante do carro e ao ver um japonês dirigindo mal ,transitando pelo meio da rua,virando esquinas sem sinalizar,freando bruscamente e cometendo outras “ barbeiragens” ele se exaltava e a reação vinha em seguida :-“ KAMIKAZE !!”,gritava ele com a cabeça para fora da janela.Não era raro isso acontecer , de forma que ao ver um japonês ao volante de um carro , já sabíamos…o mico estava garantido !
A palavra não constava do dicionário de maneira que somente a História pôde me esclarecer o significado.Então, vamos à História !
Por certo todos já ouviram falar de Gengis Khan o bárbaro mongol que por pouco não conquistou o mundo inteiro.Seu neto , Koblai Khan o quinto khan do Império Mongol assumiu o poder de maneira violenta em 1260 fundando a dinastia Yuan , e até 1271 estendendo os domínios da Mongólia do Tibet até a China Ocidental tomando para si o título de Imperador da China.
Seu nome e feitos ficaram conhecidos porque foi ele que recebeu Marco Polo em sua viagem à China.
O período em que governou foi muito violento e seu governo não era visto com bons olhos pelos chineses muito menos pelo seu irmão mais velho que era , por direito o primeiro na linha sucessória e que exercia sua autoridade em outra parte do Império Mongol.
Kublai Khan via no Japão um povo atrasado dono de uma imensa fonte de riquezas.Ele achou que seria fácil conquista-lo .
Quando Kublai Khan estabeleceu a capital do Império em Kaku, atual Pequin , ele decidiu invadir o Japão .Antes, mandou alguns emissários ao Japão na tentativa de conseguir um domínio pacífico.Mas , esses homens foram desrespeitados e humilhados pelos japoneses .Isso provocou um ataque que foi heroicamente defendido por 40.000 samurais que lutaram sem soldo.
Em vista disso os japoneses aumentaram suas defesas , porque Kublai Khan não desistiria de seu intento.
Em 1281 Kublai Khan reuniu uma frota de navios coreanos que juntamente com a frota mongol reuniu uma força de 900 navios.A esses foram adicionados todas as naus de guerra do sul da China formando uma força colossal de 3.500 navios e mais de 100.000 homens entre chineses,mongóis e coreanos.
Em 12 de Agosto de 1281 a frota estacionou na Baia de Hakata.Nem todos os samurais do Império Japonês poderiam conter o ataque.
Porém .no dia previsto para o ataque repentinamente um tufão de força fenomenal atingiu a frota agressora .O tufão provocou redemoinhos avassaladores no mar que tragou de uma só vez a quase totalidade dos navios .Apenas algumas centenas conseguiram escapar.Aqueles que conseguiram alcançar as praias foram mortos impiedosamente pelos samurais.
Assustado e envergonhado Kublai Khan conseguiu retornar a Dadu.
Os japoneses atribuíram a vitória não às suas forças mas ao Vento Divino que se abateu sobre o inimigo ,e a palavra japonesa que define o vento Divino é …Kamikaze .
Kublai Khan também acreditou nessa intervenção de forças sobrenaturais e deixou o Japão em paz, desistindo da conquista .
Passaram-se 664 anos para que essa palavra voltasse ao vocabulário japonês e ficasse conhecida pelo mundo . Durante a segunda guerra o orgulho dos combatentes japoneses fazia com que a derrota fosse encarada como desonra.Além do mais o Japão não reconhecia prisioneiros de guerra e as famílias dos soldados capturados sofriam perseguições no seu país.Durante a guerra do Pacífico os pilotos japoneses não tinham combustível suficiente para retornar às bases depois de uma missão.Essa realidade fez com que os pilotos adotassem uma prática suicida guiando seus aviões diretamente para os alvos , pagando com a vida a “ precisão da mira” e eliminando ao máximo as possibilidades de defesa.
Surgiram , assim as unidades Tokko Tai , as Unidades Especiais de Ataque.
Essa tática ocasionou a morte de 2.525 pilotos japoneses causando a morte de quase 5.000 soldados aliados.
O número de navios afundados segundo a propaganda japonesa foi de 81 e outros 190 danificados .A marinha americana contesta esses números divulgando 34 navios afundados e 368 danificados..
Os aviões mais utilizados nesses ataques eram os Mitsubishi A6M conhecidos como Zero,por serem os mais rápidos e manobráveis podendo fugir das defesas e ataques dos americanos.Também ,por ser a aeronave de maior produção durante a guerra.Mas havia , também, os Nakagima, B5N,os Aichi D3A2 e até alguns aviões especiais projetados para essas missões.Mas, todo esse sacrifício não adiantou e o orgulho e a renitência japonesas em aceitar uma rendição custariam muito caro.
O povo japonês que acenava um adeus aos pilotos kamikazes o faziam com um sorriso na face , sem imaginar a atrocidade que estavam por cometer.Eram considerados heróis.
Após a guerra essa visão e opinião mudaram drasticamente.
A imagem do kamikaze foi tratada com descaso e a iniciativa tida como demonstração de fanatismo.O povo referia-se aos kamikazes como “ esquadrões de degenerados”.
Após a ocupação americana em 1952 a opinião pública mudou novamente e a imagem desses pilotos foi resgatada.
O Kamikaze voltou a ter um status nacional de herói.
De qualquer maneira o Japão , através de sua cultura soube preservar esse aspecto da guerra resgatando entre a tragédia e a bravura a determinação de um povo que ainda recebe lições de honra e moral através de seu passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário