terça-feira, 16 de setembro de 2014

O PRÍNCIPE E O MENDIGO OU...VOCÊ É BEM NASCIDO ?

Há algum tempo atrás eu editei um texto abordando o tema “Eugenia”,num blog que , por motivos que não vem ao caso,encerrei , perdendo todo o material editado. Pouco depois deparei-me com um artigo publicado na “Folha” cujo título é :”Entenda por que países com melhor educação são menos corruptos”.No artigo , a autora levanta o dilema “do ovo e da galinha(quem veio primeiro),tentando estabelecer uma relação inversamente proporcional entre educação e corrupção. O que me chamou a atenção foi a inclusão de países como Dinamarca,Nova Zelândia,Finlândia,Suécia e Noruega como paradigmas para entendermos a relação entre corrupção e educação.Reproduzindo o parágrafo do artigo : Na Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia, Suécia e Noruega, os governos são mais honestos e as escolas são boas. Mas não é só isso: o transporte público é bom, os hospitais são bons, as universidades são boas. “Nesses países, a educação funciona porque tudo funciona. E tudo funciona também porque há menos corrupção”. Diante disso eu resolvi tentar reconstruir o que havia editado,só que agora, levando em consideração o referido artigo. Bem , o artigo diz que “Com menos desvio de dinheiro, sobra mais dinheiro para educação”. Quero deixar claro que não estou criticando tais afirmações , mas contestando pontos de vista que achei superficiais .Com ou sem corrupção a verba destinada à educação foi de 4% do orçamento da União.Cabe agora perguntar o que o governo entende por educação ?Construir escolas ?Equipar os estabelecimentos de ensino com laboratórios de informática?Fornecer aos professores um plano de carreira?Colocar as escolas estaduais em regime de aprovação automática ?Adotar a política de cotas ? Os orçamentos destinado à educação ,Incluindo os Estados Unidos e os países citados no artigo oscilam entre 7,5 e 10% do PIB desses países.Mas, creio que não é essa a questão.Ainda que investíssemos 10 ou 20% do PIB em educação , nos nossos moldes, e com o grau de CONSCIÊNCIA da Nação os resultados seriam os mesmos . O problema não é de momento e também não pode e não será resolvido de momento.O problema vai além do que entendemos por Educação e o mais correto seria nos referirmos à Cultura.Não é aquela cultura dos intelectuais , das rodas de discussões filosóficas, dos saraus ou quaisquer outras manifestações de arte ou ciência. A cultura, no sentido  mais amplo, é o conjunto de conhecimentos,as bases morais , costumes e hábitos que caracterizam uma sociedade .A educação é decorrência disso. Vou adiantar um pouco as colocações , ilustrando as idéias com exemplos reais.Prefeituras e Governos Estaduais pretendendo mostrar investimentos na Educação constroem escolas.Equipam escolas,criam vagas no ensino e contabilizam tais feitos como “ avanços da educação” pela boa administração.Pois bem.As fotografias retiradas de reportagens , mostram o estado calamitoso  das escolas públicas brasileiras,depredadas e com materiais inutilizados , não por bandidos , mas pelos próprios alunos.Carteiras quebradas,acumuladas aos montes nos pátios e nas frentes dos estabelecimentos,computadores destruídos,paredes pichadas, banheiros quebrados,professores agredidos.Então , conclue-se que , com corrupção ou sem ela as parcas verbas “ investidas na educação” perderam-se em meio ao vandalismo .Essa é apenas uma das conseqüências do único problema que se chama CONSCIENTIZAÇÃO .

Comparar países como Suécia,Dinamarca e outros países nórdicos , tomando-os como paradigmas do bom funcionamento social é uma ótima amostragem , mas uma aberração quando comparados com o Brasil .É , simplesmente, um problema de civilizações!


Enquanto Cabral e Colombo navegavam pelas costas das Américas gritando “Terra à Vista !” a Europa saía da Idade Média,conquistando territórios , desenvolvendo o conhecimento,submetendo povos e eliminando etnias .O desenvolvimento dos, hoje, chamados “países de primeiro mundo” deu-se de maneira “nua e crua”,se me permitem usar expressões populares.Não foram sempre o que vemos hoje.Guerras, pestes,monarquias absolutistas,consangüinidade,traições,corrupção(porque não ?)...Todos esses países que têm sua história na Antiguidade passaram por fases em que houve um processo de seleção, sobrevivendo , os mais fortes, os mais capazes e os mais determinados .Vamos deixar outras considerações e pular para o século XIX .

Em 1883 Francis Galton lança uma teoria denominada “ Eugenia”.Eugenia significa ser “ bem nascido”.Simplificando as coisas, a Eugenia é um processo que discrimina as pessoas e as separa como “ aptas” e “ não aptas” .Foi Galton , também, que propôs as bases da genética humana propondo melhorias da espécie através da seleção artificial .Assim , surgiram casamentos seletivos e as pessoas consideradas “ não aptas” eram impedidas de reproduzir , fosse por meio da esterilização, castração ou simples e puramente pela eliminação.

O que isso tem a ver com a educação e corrupção ? O conceito de Eugenia expandiu-se , encontrando adeptos em quase todos os governos europeus , chegando aos Estados Unidos .

Nos países  nórdicos, citados no artigo foi proposta uma “ limpeza racial” pela eliminação de “ traços humanos indesejáveis”.Na lista de eliminação constavam os deficientes mentais , os ladrões e infratores costumazes, e os pobres que cederiam lugar à raça Vicking inteligente, perfeita, homogênea,saudável e feliz!

Na Alemanha, ao tempo de Hitler e Himmler a eugenia transformou-se em verdadeiro massacre onde se incluía as chamadas “ raças inferiores” como judeus e ciganos e os homossexuais.

Na Suécia , exemplo de democracia e justiça social foram esterilizadas cerca de 62.000 pessoas entre 1915 e 1976.Números menores , mas parecidos, foram encontrados na Noruega e Finlândia , onde tais procedimentos continuaram até a década de 1960 de maneira silenciosa .

A moda chegou ao Brasil trazida pelo simpatizante desse processo Dr.Renato Kehl.Um fervoroso adepto dessa seleção racial foi Monteiro Lobato , grande amigo de Renato Kehl.Abaixo reproduzo trecho da carta de Lobato ao honorável médico:

“Renato,tu és pai da eugenia no Brasil e a ti devia eu dedicar meu Choque,grito de guerra pró-eugenia.Vejo que errei não te pondo lá no frontispício.mas perdoai a esse estropeado amigo....Precisamos lançar,vulgarizar essas idéias.A HUMANIDADE PRECISA DE UMA SÓ COISA : PÓDA!

É como a vinha . 

Lobato.”

Na década de 1930 as idéias de eugenia estavam relativamente bem difundidas por aqui e os partidos políticos lutavam por inserir adendos na Constituição que visassem adotar práticas desse “ processo seletivo”.

Assim, fuçando por indicações, nas Constituições de 1934 e 1937, achei o seguinte:

Artigo 138.a) ESTIMULAR A EDUCAÇÃO EUGÊNICA.

f)Adotar medidas administrativas e legislativas tendentes a restringir a moralidade e a morbidade infantis;e de higiene social ,que impeçam a propagação das doenças transmissíveis. “vale ressaltar que no inciso “a”, a educação era defendida como um fator de conscientização para possíveis mudanças comportamentais .entre jovens e adultos visando o matrimonio entre pessoas de uma mesma classe social e etnia e não apenas o conhecimento de teorias e leis sobre hereditariedade.No inciso “f” pressupõe-se que as medidas sejam de caráter eugênico,portanto, considerando o momento específico em que a lei foi aplicada há de se considerar as condições para o desenvolvimento de tais medidas”( Simone Rocha in Educação como ideal eugênico).

Nos Estados Unidos os presidentes Theodore Roosevelt e Calvin Coolidge eram entusiastas da idéia e resolveram dar uma “ mãozinha” para o aprimoramento humano americano.

Vários estados americanos encamparam a eugenia e esterilizaram dezenas de milhares de indivíduos que viviam em asilos do governo e tinham inteligência considerada abaixo da média. Num episódio famoso, em 1927, a Suprema Corte dos EUA aprovou a esterilização de Carrie Buck, uma deficiente intelectual de 17 anos, filha de uma mulher nas mesmas condições e mãe de um bebê que recebera o mesmo diagnóstico. O veredito: “três gerações de idiotas são mais que suficientes”. Os Estados Unidos também limitaram a imigração de populações que consideravam geneticamente indesejáveis e desenvolveram programas para encorajar casais saudáveis a se reproduzirem.

Bem, já me estendi muito sobre o assunto querendo frisar o perigo das comparações ou o fato de usar imagens e quadros de desenvolvimento de outros países para tomarmos como exemplo.

Apenas, completando,os Estados Unidos se desenvolveram e tornaram-se os “ tutores do mundo”.Sua economia cresceu de tal forma,utilizando-se de todos os expedientes, terminando por formar uma sociedade altamente competitiva(internamente) e ao mesmo tempo descartável.O que acontece é que não há mais lugar para os idosos ou mesmo pessoas fora da faixa economicamente ativa.Os velhos são colocados em asilos,freqüentemente esquecidos pelas famílias que os consideram um peso.Aos mais afortunados cabe a formação de grupos que realizam turismo pelo país.Medidas governamentais tentam mudar essa realidade , mostrando ao mundo um outro panorama, mas de perto a situação é outra.

Assim , a solução para a Educação é a modificação dos padrões culturais da nossa sociedade, o que deve ser feito através da Conscientização que provoque uma mudança comportamental.No momento em que isso começar a ser feito haverá uma evolução educacional , porque cada cidadão trará em si a exata noção de deveres e obrigações ,do espaço de sua liberdade,da solidariedade instintiva,tomando como exemplo  erros e acertos de nações, através da História ,recusando as injustiças e trabalhando para o bem comum.

Nossa sociedade é piramidal desde a época do Brasil Colônia,onde o povo serve ao governo, independentemente da classe social.Essa pirâmide tem que ser implodida para que haja mobilidade social e oportunidade igual para todos.

Enquanto o governo mantiver esses valores sob custódia , impedindo o povo de enxergar a realidade,maquiando a que mostra através da demagogia e do discurso vazio não se produzirão mudanças em quaisquer setores sociais.Assim , lembrando o artigo, onde a autora postula :” Na Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia, Suécia e Noruega, os governos são mais honestos e as escolas são boas. Mas não é só isso: o transporte público é bom, os hospitais são bons, as universidades são boas..”Concluindo o parágrafo ela também postula que tudo isso funciona porque a corrupção é menor.Isso pode ser tomado como um engano porque a corrupção é decorrência de uma visão egoísta daqueles que decidem ou exercem o poder.Uma vez que uma sociedade desenvolve-se tendo para si , sem precisar de consultas,seus deveres e direitos,elegendo pessoas que com esse mesmo grau de desenvolvimento trabalha para o bem estar de todos , então a corrupção desaparece.A Suécia tem sido tomada como exemplo ?Pois bem.Esquecendo os meios pelos quais a sociedade chegou a esse patamar de desenvolvimento,compare-se as acomodações dos políticos suecos com os nossos.O espaço destinado a cada um equivale a um apartamento do “Minha Casa Minha Vida”,sem direito a mordomias.Depois disso, podemos querer fiscalizar as despesas de Carl Gustav XVI , o rei .Teremos direito a verificar a nota fiscal de um restaurante , onde o rei almoçou com algum outro político, gastando o equivalente a 50 reais.A nota fiscal esta lá para quem quiser ver. Assim , não existe ovo ou galinha que justifique a educação e a corrupção no Brasil.Existe falta de Conscientização , quadro esse que mudará , no dia em que as leis forem cumpridas e não interpretadas e a sociedade passe a construir e valorizar a Cultura que nos falta .

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