quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DIVAGAÇÕES-UMA BREVE HISTÓRIA DA BUSCA DO CONHECIMENTO - IV

Constantino viveu para reinar.Era chamado de Sumo Pontífice , mas jamais participou de qualquer solenidade ou rito da Igreja que ele instituiu.Não se batizou durante sua vida e prestava cultos a Invictus, o deus das legiões que nunca abandonou.As portas da morte , então batizou-se, talvez crendo que “ os derradeiros serão os primeiros”….

Durante seu reinado para não provocar choques com o Senado que continuava pagão promoveu a liberdade de crença continuando a ser muito simpático aos ritos pagãos..Por fim , na tentativa de agradar uma maioria promoveu um verdadeiro sincretismo à fé cristã , misturando os ritos pagãos e a caracterização dos sacerdotes com a indumentária de outros cultos estranhos ao cristianismo.

Foi,também,Constantino que instituiu o Domingo como dia de repouso,primeiro para contrariar os judeus que descansavam no sábado e depois para prestar homenagem a Invictus , o deus Sol,cujo dia era o primeiro da semana.
Quando Constantino faleceu a Igreja Católica já pertencia ao governo e mesmo após a queda do Império Romano sua influência continuou a predominar nas terras que um dia compuseram o Império.A História inverteu-se.Os cristãos antes perseguidos começaram a perseguir os pagãos e os hereges( segundo as orientações dos papas que se sentariam na cadeira de Pedro( acho isso o cúmulo,mas não estou aqui para dar palpites).A Inquisição durou muito,muito tempo,tempo além do que todos conhecem como Inquisição.A Igreja exerceu poder e intrometeu-se em todos os assuntos desde o ano de 361 até o século XIX..Gregório IX,Inocêncio IV,,Clemente IV , Nicolau III,são alguns dos papas coniventes com os procedimentos inquisitórios.
Giordano Bruno que morreu queimado e Galileu Galilei que deu mais valor à vida do que suas teorias são clássicos exemplos da intromissão da Igreja para além dos assuntos da fé.
Mas, seria injusto jogar o peso do atraso científico experimentado ao longo de nossa história somente em cima da Igreja.Inúmeras vezes a Ciência tem sofrido paralisações em suas conquistas, e eu disse TEM SOFRIDO,porque isso acontece ainda na atualidade , devido ao orgulho ou interpretações falsas(para não dizer equivocadas) dos próprios homens da Ciência.
Um exemplo é o representado pela química orgânica , empacada por 100 anos porque os cientistas , tais como Berzelius ( o pai da Química Moderna!) estavam impregnados com o ranço dos alquimistas.Berzelius defendia a Teoria do Flogísto,ou Teoria da Força Vital . Compostos orgãnicos só podiam ser produzidos naturalmente , por seres orgânicos.Lavoisier , já no século XVIII combatia essa idéia,mas foi executado na guilhotina por meter-se onde  não era chamado(A coleta de Impostos).Além disso , como pronunciou o juíz que proferiu a sentença , “A França não precisava de cientistas”.Restou o reconhecimento do matemático La Grange : “Não bastará um século para produzir uma cabeça igual a que se fez cair num segundo.”
Foi somente com a síntese de Wöhler , um aluno seu, que conseguiu produzir uréia em laboratório que surgiu a Química Orgânica como a  conhecemos.Mas . então o  século XIX já passava rapidamente.
Lord Kelvin  do alto de sua britânica sabedoria declarava :” •”Agora, não há mais nada novo para ser descoberto pela Física. Tudo o que nos resta são medições cada vez mais precisas.”Dessa idéia partilhavam Thomas Edson e Charles Duell(do departamento de patentes).
O próprio Albert Einstein deu sua derrapada ao declarar em 1932:” “Não há a menor indicação de que a energia nuclear será obtida. Isso significaria que o átomo teria que ser rompido no futuro”.
Baseado nas teorias que ele próprio deu a conhecer ao mundo os alemães já estavam fazendo isso.Einstein era um teórico.
Bem , eu vou dar um salto senão isso vai virar um compêndio de história , o que absolutamente não é minha intenção .
Se a tecnologia não acompanhava a Ciência para tornar sonhos em realidades ,se nossos limites impediam que a ficção científica se tornasse plausível, ainda assim o homem foi equipado com uma mente maravilhosa .Através da História e para sobreviver a tantos obstáculos impostos ás sociedades,surgiram em todas as épocas associações e ordens que estudavam e desenvolviam certos princípios cujas metas eram a elevação do Homem a um estágio superior.O Alquimistas eram uma casta diferenciada ,A Maçonaria ,Os Rosacruzes , os Iluminati e várias outras ordens que sobrevivem na atualidade faziam e fazem do homem o centro do Universo.Não me critiquem , pois esse é um ponto de vista válido ,uma vez que , não importando os métodos adotados pelas diferentes ordens , nem as teorias e filosofias adotadas por cada uma delas, supõem o homem evoluído, e elevado a um nível que o torne livre da opressão e da ignorância.
Mas, o que significa tudo isso ?Significa antes de tudo abandonar processos físicos e materiais e trabalhar com nossa mente a fim de torna-la uma fonte de criação.Criação no sentido amplo e irrestrito da palavra.Criação de situações , de realidades , de mudanças em fatos correntes , influenciando com “ a força do pensamento” o próprio meio ambiente.
Seria isso possível ?Ainda não me critiquem!Estou jogando as coisas dessa forma para chegar a um ponto.
Vamos voltar um pouco nas idéias abordadas.
A civilização ocidental descuidou-se do desenvolvimento interior e preocupou-se com a revolução industrial.A Ciência  desenvolveu-se de tal forma a produzir, simultaneamente,bens ,máquinas e utilidades em geral que fizeram parte do nosso dia a dia e , conceitos cada vez mais complexos e distantes do entendimento das pessoas comuns.
Paralelamente às especializações em todas as áreas do conhecimento e do ensino,novos conceitos e descobertas trouxeram uma aproximação entre as ciências exatas e humanas.A Acupuntura trouxe consigo muito da filosofia oriental acenando com um modo de vida mais saudável e um verdadeiro oásis em meio a um mundo movido à stress , imediatismos,correrias e desequilíbrios.A Medicina evoluiu adotando tratamentos que requeriam a participação de conceitos das ciências exatas.A Psicologia evoluiu abrindo espaço para os conceitos orientais e, diante de toda essa bagagem o homem começou a prestar mais atenção a si mesmo.
Surgiram Institutos especializados na prática de Relaxamento,Meditação,Reiki , até que , finalmente,  “O SEGREDO” foi revelado .
Os livros de auto-ajuda proliferam,firmas virtuais aos montes prometem verdadeiros milagres através da auto-hipnose.Associações diversas vendem máquinas e promovem cursos de controle mental.Outros prometem uma sincronia das ondas cerebrais através de aparelhos ou cds gravados com sons de baixa freqüência.O imediatismo fêz com que muitos corressem para alcançar os benefícios da LEI DA ATRAÇÃO.Sua mente dirá: “Your wish is my command”-Seu desejo é uma ordem.O homem está aprendendo a usar o Poder do Subconsciente .
Não gosto de usar a experiência pessoal para justificar ou ilustrar fatos.Mas, creio que aqui cabe e vou abrir uma exceção.
Por motivos profissionais tive contato com muitas pessoas da área médica , muitas delas em suas especialidades , considerando-se semi-deuses, descartavam o mundo a sua volta,enxergando vida inteligente e parâmetros corretos somente no que saísse de suas cabeças e mãos .Nesse meio conheci uma verdadeira “ figurinha” , saído da UNIFESP e que depois de algum tempo dedicou-se ao exercício da chamada Medicina Alternativa.A Medicina Quântica , inspirada na Física Quântica começava a fazer adeptos por aqui.Um dia fui ao seu consultório e entrei após ser anunciado .Ele não me deu atenção , mas continuou como estava,debruçado sobre uma bancada, pressionando a fronte com as duas mãos , o olhar fixo sobre uma pequena massa circular , de uma substância que vim a saber em seguida ser farinha .Terminado o ritual perguntei o que ele estava fazendo e,  suado , ele me respondeu que preparava um medicamento para uma paciente !
Esqueci,imediatamente,do que fora tratar e daí em diante surgiu uma discussão de mais de meia hora .
Foi a penúltima vez que nos falamos.Ele . ainda me procurou,uma semana após o incidente para justificar os seus métodos.
Ele não era um charlatão , mas estava convencido de que podia transferir para um comprimido de placebo , as propriedades químicas das substãncias que deveriam constar numa formulação alopática,através da força do pensamento.
Não era um charlatão ,  era um Ingênuo !
Aqui voltamos onde tudo começou : a dualidade matéria-energia,a transmutação e tudo o que se deriva daí para atender nossas(novamente) aspirações .
(´prometo terminar no próximo post!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário